Pedagogia é um campo de conhecimentos sistematizados voltados à educação escolar e ao trabalho educativo. Se utiliza de fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos para se estruturar como ciências da educação, sem, contudo, perder sua autonomia epistemológica.
Originalmente, a Pedagogia está ligada ao ato de condução do saber, assim, tem a preocupação com os meios, com as formas e maneiras de levar o indivíduo ao conhecimento (GHIRALDELLI JR, 1996).
A Pedagogia está sempre articulada a um projeto de sociedade indagando que sujeito se pretende formar, por meio da mediação interpretativa da práxis, estará sempre refletindo, avaliando, propondo à discussão os fins e os valores da educação. É um campo que prima sempre pela transformação da sociedade.
É uma área do conhecimento que ocupa-se do fato, dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, porém antes disso, ela tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é um campo de conhecimentos sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicamente e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa (LIBÂNEO, 2004).
Como ação pedagógica múltipla, a Pedagogia perpassa toda a sociedade e extrapola o âmbito escolar formal, abrangendo a educação informal e não-formal. Como teoria, integra e articula os diferentes processos analíticos de cada uma das ciências de educação (LIBÂNEO, 2007).